Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS começam a receber, a partir desta quinta-feira, 24 de abril, a primeira parte do 13º salário. Ao todo, cerca de 34,2 milhões de pessoas serão contempladas com o ree, que será feito de forma escalonada conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS). O cronograma segue até o dia 8 de maio.
A medida deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia brasileira, segundo estimativas do governo. O pagamento será dividido em duas etapas: a segunda parcela está prevista para ser depositada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. A ordem de pagamento leva em conta o final do NIS e também o valor recebido: quem ganha o salário mínimo será pago antes dos beneficiários que recebem acima desse valor.
Desde a última semana, os segurados já podem consultar as informações sobre o pagamento por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para celulares e tablets) ou pelo site gov.br/meuinss. Quem preferir, pode fazer a consulta por telefone, ligando para o número 135. Neste caso, será necessário informar o número do F e confirmar alguns dados pessoais. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Veja o cronograma a seguir: